quarta-feira, 21 de março de 2012

Tutorial Shaman Dragão



Tutorial Shaman Dragão
Esta com preguiça de ler tudo isso só porque o texto é muito grande? Então nem faça uma  shaman, pois preguiça e shaman são duas coisas que não combinam!! 


“Da Buff?”  Já se foi o tempo em que shaman só upava em grupo buffando e sugando xp, o próprio andar do jogo de players upando cada vez mais solo e a busca por inovação fez com que corajosos se arriscassem em uma classe ainda que desconhecida, esses aventureiros são os atuais shamans que fazem diferença dentro de uma guild ou do reino. Pergunte para qualquer top seja ele guerreiro, shura ou ninja se nunca se irritaram com aquele maldito shaman que sai buffando todos de sua guild e quando você tenta impedi- lo leva um dano absurdo.

Por que shamans leveis maiores se tornam tão fortes?
Uma das possíveis respostas para essa pergunta é a qualidade dos poucos shamans que existem, a maioria que começa de shaman desiste no meio do caminho, é uma classe difícil de upar, isso é fato, devido a baixa defesa e ataque físico, por isso os poucos que alcançam altos leveis é porque ou souberam upar ou socaram cash até o talo. Não importa como chegou lá, mas chegou e viu que é muito mais complicado do que pegar um arahan, soltar a lamina e distribuir pancada pra todo lado.

Bônus contra Shamans: Como as armas se limitam a 3 joias, conseguir uma arma full pvp já é complicada, 2 então só em sonho, se há uma proporção(média) de 10 guerreiros para 6 shuras para 4 ninjas para 1 shaman, pra que raios alguém colocaria joia de shaman numa full pvp? O bônus fica limitado a uma arma especifica que muito provavelmente só será usada em x1, que cá entre nós não dá bônus gold, nem drop, nem pontos de guild e muito menos bônus xp para final de semana.
Resistência Shaman/ Magia: Únicas reduções que nos impede de alcançarmos danos bem maiores, pois muitos acreditam que resistência a sino e leque contribuem (somente atk físico), apesar da roupa do 66 +9 dar 20% de redução magia, é difícil encontrar quem tenha mais do que isso pois o escudo de dragão +9 em muitos servers, além de mais caro que um falconês, ninguém vende pela dificuldade de refinação.

Características Específicas
Buff: Shaman é a única classe do metin2 que pode “dar buff” em alvos aliados, maximizando uma party.

Dot: Damage over time ou simplesmente dano contínuo, atualmente somente o dragão tem essa característica (reza a lenda que futuramente relâmpago terá chance de eletrocutar, duvido) chance de queimar para o shaman é de extrema importância para up , PvP e pra drop pois diferente da chance de envenenar, o dano contínuo do shaman dragão afeta metins de qualquer nível e o dano não depende do HP máximo do alvo. Uns dizem que a % descrita na skill é a porcentagem referente ao dano da skill Ex.: 20% queimar com skill batendo 4k o fogo bateria 800, já testei e isso não confirma. Não sei ao certo como funciona, mas percebi que quanto mais pontos em inteligência maior o dano do fogo e as chances de queimar.

Build
Atualmente conheço quatro tipos de shamans presentes nos servers que são eles Buff, PvP, PvM e Hibrido.

Buff: o Próprio nome já diz tudo, só upa as skills de buff sendo elas 1°/2°: olhos ou escudo de dragão e 3° escudo espelhado; 1°/2°, uma ou a outra pois depende da necessidade do player e onde ele estará upando quando criar um buff, para quem quer jogar serio de shaman essa build não é utilizada.(Full int)

PvP: Full PvP, pra quem gosta de matar muita gente e tem amigos que ajude a upar, essa build é a ideal, upando as skills: 1-olhos(critico) 2- energia(resfriamento) 3- veloz(chance queimar) 4-Rugido(Dano), no lv 55 com set pvp já da pra deitar muito guerreiro até lv 65. A sequência de skills pode variar, mas recomendo olhos 1° porque se alguém vai te upar o que custa da buff né?(2int, 1 vit... 2dex, 1 vit)

PvM: Full PvM, build padrão de up para muitos shamans, porém deixa um pouco a desejar, particularmente não gosto desta build pela sequência das skills só fica forte em níveis mais elevados: 1- Rugido 2- Olhos 3- Veloz 4-Escudo, se você gritar perguntando por uma build pvm grande maioria vão dizer uma parecida com esta colocando Rugido como primeira skill e escudo como a quarta e alternando entre Veloz e Olhos no meio. (2 int, 1 vit...2vit 1dex)

Hibrido: PvM/PvP, a build que eu segui e gostei muito pelo fato que dá pra upa solo e brincar de PvP as vezes, fazendo uma mistureba nas skills e seguindo meu intuito upei as seguintes skills com respectivos argumentos:

Dragao Veloz: Shaman a principio não tem dano fisico então necessita de uma skill que bata em vários mobs e seja rápida, o veloz era a melhor opção, pois pega em área, tem um resfriamento bem curto e o livro baratinho.

Escudo do Dragão: Como segunda skill preferi colocar um buff e depois de pensar muito percebi que era melhor encaixar esta skill aqui, como iria upar solo, pensei: “se upo o olhos para M(23% em media) o escudo ficaria com 1 ponto (5% em media) e 5% de proteção é quase nada, já se upo escudo pra M (23% redu em media) o olhos fica com 1 ponto (5% de critico em media) a redução ajudaria bastante já que shaman num tem muita defesa e os 5% de critico iriam aumentando a medida que ponho pontos em int, e se muita gente acopla critico +3 pra ter míseros 5% de critico então compensa deixa- la com 1 ponto mesmo”.


Rugido do Dragão: O veloz era limitado em linha reta então precisava de uma skill de maior área e como upava de armado precisava de uma skill que eu poderia descer do cavalo, soltar skill e subir novamente sem ter que esperar toda aquela animação do veloz, rugido rulez.(aqui o escudo já estava M6 me dando oportunidade de guentar até 2 grupos gomi 2 lv 56, potando que nem loco mas upava ^^)


Olhos do Dragão: Já guentava mais que muito arahan 60+ porem demorava pra matar, inteligência já estava full a muito tempo então a chance de ataque critico estava congelada, precisava de maior dano e não poderia deixar de upar esse buff (óbvio )


Energia Concentrada: Veloz batendo muito, Rugido mais ainda e ambos com chance de queimar e critando bastante, da pra melhorar?.... mas né ki dava! Skill super rápida pra complementar o dano e claro que num sou buff pra upar escudo espelhado.


Essa build praticamente não existe, eu é que mesclei a PvP com a PvM formando uma hibrida e os status fui pondo de acordo com a necessidade mas a principio: full int, full vit, full dex. Consegui fazer coisas com esse shaman que nem sonharia eu fazer com antigo shura e guerreiro que tinha.


Obs.: Shaman NÃO PÕE PONTO EM FORÇA, se o black que usa espada não coloca pontos em força, porque diabos shaman que é especialista em poder magico colocaria For? Pra drop em metins um sino com 10-20% dano e um armado já é muito + eficaz do que por pontos em força, isso desvaloriza a classe.

Descrição das Skills:

Rugido do Dragão: É a skill de maior dano e área do shaman dragão, em até mesmo o build PvP em leveis inferiores no qual essa skill não seja Master ainda, ela se mostra útil, não pelo dano mas sim pela onda adicional que faz o oponente quicar 2 vezes(efeito desaparece apartir de M) seu dano começa a se mostrar efetivo após nível G, uma coisa que costumo dizer é que esta skill só presta com 1 ponto ou P, toda raiva passada enquanto M, lerda e de baixo dano, é recompensada quando atinge nível P, só por comparação Rugido G6 tem dano muito parecido com o Dragao Veloz P. Além de ser uma das skills mais belas do jogo quando P, é uma das poucas que batem 360° e não necessita ter alvo selecionado para utilizar. Resumindo:  Chega perto que apanha!! Seu resfriamento é de 20 segundos.

Prós:
-Chance de queimar
-Além de bater 360°, tem um raio de alcance muito bom que aumenta drasticamente apartir de G.
-Não necessita ter alvo selecionado para utilizar (ótimo contra ninjas adagas e bótia).
-Maior dano dentre as três skills de ataque.

Contra:
-Tem um resfriamento muito grande.
-Animação da skill muito demorada, fica tempo de mais parado.

Dragão Veloz: Há quem diga que esta é a pior skill de ataque dentre as 3 do dragão; não servindo pra PvM pelo baixo dano e bater em linha reta e nem PvP pois erra a skill caso o adversário se desloque muito para os lados se assemelhando ao impacto terrestre do partizan. De todas as skills de ataque realmente o veloz é a de menor dano, porém é a que mais trabalha durante x1 e up, costumo dizer que ela é a principal e o Rugido e a energia estão lá apenas para complementa- la, sua chance de queimar em tão pouco tempo de resfriamento funciona como um evocar seja em players, mobs ou metins. Tempo de resfriamento é de 8 segundos.

Prós:
-Resfriamento baixo (é a skill de área de menor cooldown do jogo).
-Chance de queimar.
-Tudo que estiver ao alcance sofre dano igual ao do alvo selecionado.
-Alcance aumenta de acordo com o nível da skill.

Contra:
-Ataque em linha reta, exige um pouco de prática para não errar essa skill em PvP, e em PvM  é necessário uma pequena locomoção para alinhar os mobs.
-Skill de menor dano do shaman dragão.
-Dano sai somente no final da animação da skill*
*Uma coisa chata que percebi em x1 é que quando você abre o duelo com o veloz contra arahans stun maníacos, muito provavelmente no próximo veloz ele utilizará outra investida (o resfriamento da investida é quase o mesmo do veloz com sua animação) e isso pra quem num tem a prática é uma dor de cabeça pois passa o duelo inteiro sem usar um único veloz.

Energia Concentrada: Apesar de não te- la P ainda, considero esta skill como uma das melhores skills PvP do game, só faltava chance de queimar para ser a melhor. Muito útil contra players que batem e corre, seu curto resfriamento e enorme raio de alcance traz muita dor de cabeça pra archers e blacks, pois mesmo correndo ela continua perseguindo o alvo, seu dano é o mesmo independente da distância (coisa que não acontece com skills de archer).O ponto fraco dessa skill é que sua utilidade em PvM se limita em lurar e/ou matar Boss quando nível P já que tem um resfriamento de 7 segundos.

Prós:
-Atinge alvos a longa distância
-Dano independente da distância
- Persegue adversário
-Resfriamento curto (2° maior dano e menor resfriamento)
-Alvo para de locomover quando atingido (caso esteja se movendo com mouse).

Contras:
-Limitada para PvP
-Atinge somente 1 único alvo
-Chance de causar dano em alvos próximos (mas tem que estar colado mesmo) e o dano ainda é reduzido.
-Não possui chance de queimar (ai quer de mais né).

Buffs:

Olhos de Dragão: Aumenta a chance de um ataque critico; quem não curte uma skill critando? Aquele elevado dano e você pensa “putz, eu bati aquilo tudo?” kkkk, dano critico é cerca de 90% maior que o original e não o dobro (100%) como muitos pensam. Shaman que upa essa skill mesmo que deixando- a M1 é altamente requisitada para up e guilds já que existe certa facilidade para danos físicos critarem o povo adora ficar no “buffaaaa”. Essa skill assim como os outros buffs de shaman dragão é influenciado pelos pontos de inteligência, é o famoso quanto mais, melhor.
Prós:
-Aumento de dano causado seja ele físico ou de skill.
- Pode ser usada em alvos aliados.
-Tempo de duração aumenta de acordo com o nível da skill (P é aproximadamente 5 minutos).
-Skill chama amigos (Pega ela M pra ver como todo mundo vira seu amigo -.-).

Contra:
Como se trata de um buff num tem contra já que seu objetivo é maximizar o personagem, o que poderia chamar de contra na verdade é um bug:
-Se selecionado alvos de distância superior ao alcance da skill, o char se desloca até o alvo e as vezes o buff falha ¬¬.

Escudo do Dragao: Skill mais importante pra quem pretende upar solo, ela reduz o ataque físico dos mobs (somente físico) sendo quase descartável para PvP . Status de Shaman é basicamente 2 int e 1 vit mas isto é padrão, lembrando que quanto mais inteligência mais forte é o buff, aqui é um ponto chave, se 1 ponto vit te da 40 HP e 1 defesa e 1 ponto em int deixa o buff do escudo mais forte, cabe ao jogador escolher um meio termo de acordo com a sua necessidade.

Prós:
-Reduz danos dos Monstros
-Não há gasto de mp como a proteção do shura black enquanto ativa
-Pode ser utilizada em aliados
-Útil PvP no caso de oponentes com baixo resfriamento que precisam ficar dando ataques físicos

Contra:
-Não reduz danos de skills  =/

Escudo Espelhado: Skill destinada para buffers sendo a 3° skill a ser upada, não tem muita utilidade em campos de batalha até porque muita defesa ou utilizando o escudo do dragão acaba com os efeitos desta skill que é refletir porcentagens de danos recebidos, se você apanha menos refletirá menos ainda, se pelo menos refletisse skills ainda serviria, mas é limitada a danos físicos.
O Resfriamento de Todos os Buffs é de 10 segundos.

Abaixo segue um conjunto de informações de shaman dragão sem itens 
Status 90Vit, 90 Int, 90 Des
Skills P:
Rugido do Dragão: 2908-2908 – 22% chance de queimar
Dragão Veloz: 2653-2653 – 22% chance de queimar
Energia Concentrada: 2711-2711
Olhos do Dragão: 34,9%
Escudo do Dragão: 34,9%


Este Tutorial é apenas uma parte de todo conhecimento que obtive ao longo de um ano jogando com shaman Dragão e realmente é uma classe que possui muito potencial que é desvalorizado por players, além de se adaptar a qualquer modificação que for feita em sua build é uma personagem de amplas características como: dano elevado, alta resistência a mobs, dano 360°, dano em linha, dano a distâncias extremas, não sofre com redução a armas e fácil reconhecimento, por serem poucos os shamans, o pouquinho que é feito em prol do reino já é o bastante pra se destacar não sendo mais um char perdido na multidão.


Provavelmente vão ter um ou outro que discordarão de tudo ou em parte do que foi escrito aqui, e assim espero, pois isso mostra que a pessoa tem atitude e vontade de vencer, não tenha esse tutorial como um padrão para seu shaman, mas sim uma lista de ideias e informações que possa seguir ou se inspirar.

Dragao Veloz P

Rugidos G e P


By: RhoyMustang
Ps: Que trabalhão digitar isso tudo o.O

3 comentários:

  1. Isso sim é um ensinamento de um velho sábio e viciado ^^ . Se eu fizer um BUFF irei seguir sua build ! Flw.

    By Hands - Handh

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  2. Apenas discordo das skills para pvm... Eu colocaria primeiro dragão veloz, pois é uma skill rápida e com bom dano. O rugido demora muito pra carregar. Mas a verdade é que a pessoa tem de achar seu jeito de jogar. Obvio que não precisa ferir certas coisas que são obvias, como colocar força em um shamam. Com certeza, gostei muito do seu tutorial.

    Aninhara - HORDADOURADA - CHUNJO - SHUNZO.

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  3. Mt bom msm, mas Aninhara parece obvio porem ja vi mts e mts shamans Lvs ateh 70+ q ainda poe pontos em força sonhando um dia dropar floresta, isso q da poli + manto

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